Tire os sapatos...
Robert Cray é um dos meus guitarristas preferidos. Desde meados dos anos 80, quando lançou o disco Strong Persuader e passou a ganhar um monte de grammys.
Junto com Stevie Ray Vaughan, ele foi uma das estrelas do blues revival dos anos 80 e depois da morte do SRV, foi cada vez mais se distanciando do blues tradicional, enveredando numa onda mais soul, mais R&B, influenciado por Otis Redding, Al Green e outros.
A maturidade (ele está fazendo 50 anos...) fez o som do Robert Cray se sofisticar, o que é sempre algo positivo para qualquer artista. E por muitos motivos, o Cd de 1999 chamado Take your shoes off é para mim uma pequena obra prima.
Ao invés dos mesmos blues riffs de doze compassos, dos mesmos solos de sempre e daquela eterna sensação de deja vu que tem deixado o blues cada vez mais por baixo no mercado mundial, Robert Cray passou a economizar nos solos, investindo num som mais clean, com a guitarra apenas pontuando aqui e ali, acentuando climas, sugerindo acordes, arpejos e trocando frases com o teclado. E nos solos, ao invés de muitas notas, bends furiosos e distorção, ele nos presenteia com notas precisas, frases eloquentes, emocionais. Uma guitarra mais "madura", sem dúvida.
Para os fãs mais ardorosos (como eu) que gostam mesmo é do Robert Cray descendo a mão na stratocaster, esse trabalho pode soar um pouco estranho a princípio, como se faltasse alguma coisa. Mas acredite, ele melhora a cada audição.
Se você não acredita em mim e nem no release da gravadora, ouça por si mesmo essas faixas.
Bom né?
Olha, se você correr, ainda pode encontrar o disco em algumas lojas por R$ 19,00.
Vale muito a pena...
30 julho 2003
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário