30 setembro 2003

O Fim da Caçada





Hoje vai ao ar o último capítulo da série "Buffy, a Caça Vampiros".

O Tom Leão escreveu sobre isso e eu resolvi acrescentar alguns pontos.
Acho que poucos roteiristas/criadores hoje em dia conseguem desenvolver os personagens do modo como fazem o Joss Whedon e sua equipe.
A gente percebe que tem muito da mecânica dos RPGs no modo como ele enlaça as histórias, evolui os personagens, cria envolvimento entre eles, constrói os desafios e inimigos.
Não por acaso, o seriado da Buffy já foi adaptado para o RPG pela Eden Studios, que está lançando agora a versão RPG do Angel.
O conceito de "story arc" que era um dos pontos fortes de séries como Babylon 5 é muito bem explorado pelo Whedon, que faz das suas séries uma mistura em doses exatas de seriados de FC e "novelas" (no BOM sentido). Usando e abusando do suspense, dos segredos, sem pressa para contar sua história.
Whedon é cria direta de Gene Roddenberry (Star Trek) e Rod Serling (Twilight Zone), mas ao contrário do Chris Carter (do X-Filé), ele conseguiu manter a coerência e a integridade dos personagens e do seu universo até o fim.
Espero que ele enverede agora pelo cinema de FC e fantasia, que está precisando de boas idéias, nessa era de continuações e "versões" de seriados e personagens de HQ.
Queremos ver idéias novas.

29 setembro 2003

Mais sobre o Juro que Vi





Um trechinho da entrevista da Patricia Alves Dias, diretora de produção do Juro Que Vi durante o projeto Cidadão do Fututo, do jornal O Globo:

Essa é a diferença. A gente faz desenho animado do Brasil.
Fizemos um agora na Multirio chamado Curupira, que faz parte de uma série chamada Juro que Vi.
No dia 12 de outubro, vocês liguem a televisão e sintonizem na Net, no canal 3, ou na Bandeirantes, às 10h em ponto, e vocês vão ver um desenho animado feitos por brasileiros para criançaas brasileiras.
E o mais legal desse desenho animado, além de falar de coisas nossas, de lendas e histórias nossas, é que ele foi feito por adultos, por profissionais, mas com a colaboração de crianças de uma escola municipal no Riachuelo.
Onze crianças nos ajudaram a fazer esse desenho. Isso é outra forma de fazer televisão e cinema, os adultos escutarem as crianças.


A entrevista completa saiu daqui

Juro que vi... O Curupira





Saiu uma notinha no JB sobre um dos projetos em que eu estou trabalhando desde o ano passado na MultiRio.

O projeto se chama JURO QUE VI e trata-se de uma série de desenhos animados inspirados nas lendas brasileiras.

O primeiro episódio se chama O CURUPIRA e vai estrear na TV (só no Rio de Janeiro, por enquanto) no Dia das Crianças (12 de outubro).

Assim que eu tiver os dias e horários certinhos eu aviso melhor.

Ah, o desenho ficou um show!

24 setembro 2003

A arte pela arte



Momento cabecinha...

Alguns dias atrás, nos blogs amigos do Cris Dias e da Anna, comentou-se sobre o que seria (e o que não seria arte).

Fim de tarde, pouca coisa pra fazer, aproveito para jogar uma conversa fora sobre isso aqui também

Pra mim, arte é qualquer coisa que tenha uma "intenção estética", ou seja, além de exteriorizar um sentimento ou pensamento (a famosa "mensagem") tem intrinsecamente algum "valor estético".

Nessa visão, até mesmo o ataque do 11 de setembro se converte numa obra de arte. Além da mensagem (de intimidação e terror) que o seu autor mandou ao mundo (e aos EEUU mais especificamente), o ato em si é cheio de significados, de interpretações possíveis.

Senão vejamos:



Foi cometido no dia 11 do 9 (ou 9/11 em inglês). E 911 é o famoso telefone de emergência dos gringos. As próprias torres faziam um 11 na paisagem de NY. Li em algum lugar que 11 de setembro foi o dia em que se inaugurou o WTC. Não confirmei isso, mas se for, aí sim, o Osama é um "artista" de primeira.

Fora que a imagem dos aviões atingindo os prédios, dos prédios em chamas e depois da trolha toda despencando são absolutamente fascinantes e aterradoras, como uma espécie de Guernica infernal.

Justiça seja feita, quem levantou essa bola do terrorismo "a nível de" arte foi o grande amigo Ricardo Soneto

Sem comentários...


O Haloscan aparentemente se estabacou. Vamos averiguar o que houve e torcer pelo seu breve retorno. Enquanto isso, "hold that thought..."

Seu Madruga from hell...




Depois da maratona do "The Osbournes" e da estréia da nova temporada na segunda, fiquei convencido que o Ozzy decidiu mudar de carreira.
Eu sempre achei o Ozzy um tremendo fanfarrão. Nunca consegui levar a sério aquela onda terrir dele, e sempre achei o cara muito mais simpático do que "assustador".
Mas o The Osbournes tem o mérito de ter inventado um novo tipo de programa, o "reality sitcom".
Volta e meia vemos sitcoms estrelados por astros decadentes do cinema, vivendo com uma família fictícia, interpretando personagens com o mesmo nome que eles, mas com a vida totalmente diferente. Os mais recentes foram os da Bete Middler e da Geena Davis, ambos terríveis...
O Ozzy faz exatamente a mesma coisa.
Só que com aquele jeitão de Big Brother, o que dá um toque totelmente (sur)realista ao programa.
Fica claro no programa que existe um roteiro, que algumas situações tem que se repetir ao longo do dia/episódio para gerar a piada etc.
Mas independente de ter transformado um astro do heavy metal num bobalhão do quilate de um seu Madruga, o The Osbournes chega a ser quase tão bom quanto o Seinfeld, e muito mais anárquico.

Breve




Aguarde...

18 setembro 2003

Excuse me, while I kiss the Sky



33 anos sem Hendrix. Aproveita e ouve hoje "Little Wing", "Angel", "Vodoo Child" ou "Purple Haze", vai...
A imagem foi surrupiada de leve do RoncaRonca

Olha o Darth Vader aí gente...





Primeira foto oficial do Star Wars Episódio 3. Gostou?

15 setembro 2003

pqsieusa ignlsea istneesarnte


De aorcdo com uma pqsieua de uma uinrvesriddae
ignlsea, nâo ipomtraem qaul odrem as lrteas de uma
plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a
piremria e útmlia lrteas no lgaur crteo.

O rseto pdoe ser uma ttaol baçguna que vcoê pdoe ler
sem pobrlmea.

Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a
plravaa cmoo um tdoo.

Vdaerde!

12 setembro 2003

Novo Batman


Tá rolando um projeto para um novo filme do Batman, a ser dirigido pelo Christopher Noan (Amnésia/Memento). Graças ao Cris Dias eu descobri que existia um OUTRO projeto, inspirado na série "Batman Ano Um", do Frank Miller e do David Mazzucheli (um clááááááááássico!), que seria dirigido pelo cara que fez o "Pi" e que, pelo jeito, não rola mais...
Pois bem, para o filme do Nolan, escolheram o ator inglês Christian Bale para o papel do cruzado embuçado.
Para quem não está ligando o nome à pessoa, ele é o "Psicopata Americano" e no outrora antigamente foi o garotinho chato perdido num campo de prisioneiros japonês em "Império do Sol" do Spielberg.
Um bom ator, sem dúvida, o que já é um alívio.
Pessoalmente, eu acho que lhe falta algum carisma e não sei como vão explicar o fato do Bruce Wayne ter sotaque britânico...
Mas sinceramente, escalar alguém para o papel do Batman (se vc quer fazer bem-feito, claro) é uma das coisas mais difíceis.
O cara tem que ser bonito, bom ator, ter bom físico, presença e acima de tudo ter um "dark side", um jeito meio perigoso, uma cara meio de "maluco".
Mais difícil que isso só mesmo achar um super-homem decente.

09 setembro 2003

Guitarras Pintadas



Enquanto não chegam os novos captadores para minha guitarra dá uma olhada nesse site.
A maioria é bem breguinha, meio Disneylândia demais (precisa dizer que são feitas em Orlando?) mas tem uma ou outra bem legal. A tele branca com o Hulk, a tele em chamas e a strato "The Wall" são minhas preferidas.
E as suas?

08 setembro 2003

Propaganda Indigente...


Às vezes tenho vergonha de ter diploma de publicitário...
As "campanhas" da Nova Schin e do Gol (no ar, à exaustão) são a prova definitiva que o governo precisava fazer um teste de QI (ou de Semancol) junto com o Provão para os futuros publicitários.
"Experimenta...experimenta...experimenta..." quequiéisso?
Pra que ter idéia, né? Dá trabalho...
Ah, pega os milhões do cliente, bota o Tiago Lacerda, o Luciano Huck, o Zeca Pagodinho e sapeca a Fernanda Lima no final pra arrematar. 'Taquíuspa...
E depois de martelar pra todo mundo experimentar aquela meleca, ainda tascam um "se vc é menor de idade nada de experimentar, ok?" É brabo...
Aí vem o pessoal que atende a VW e coloca um moleque dirigindo o Gol numa pedreira, vendado, fazendo um monte de manobras arriscadas quando 90% dos acidentes de trânsito (que matam mais que o Vietnam) são causados por imperícia, imprudência ou negligência do motorista.
Só por curiosidade, no comercial tem os três: imprudência do moleque dirigir vendado, imperícia da agência de criar uma bosta dessas e negligência do cliente de aprovar.
Nossos comerciais, por favor...

Que dia é hoje mesmo?


Tem certeza que hoje é segunda-feira mesmo?
Hoje finalmente a Telemar consertou meu telefone e eu acabo de receber a notícia de que a Philps arregou e depositou a grana do processo (o lance do DVD, lembra?). Tô com medo do que vai acontecer até a meia-noite.

Mondo Bizarro...


Lê aí e depois me explica, valeu?

04 setembro 2003

Deu no Ronca Ronca


o luiz eduardo, aqui do rio, pede para que eu explique melhor o tal do último ensaio dos paralamas na casa da vovó ondina.
é o seguinte - a vovó ondina (gente fina e avó do bi) já nos deixou há alguns anos e a família resolveu vender o apartamento da souza lima onde, por muito tempo, a banda ensaiou.
na realidade, os PDS já não ensaiavam lá há séculos. o embalo foi marcado para celebrar a memória da vovó e o local onde o grupo se "acertou". às 22 horas em ponto, a polícia apareceu para zelar pelo silêncio da vizinhança. a pequena caixa de som da voz do herbert foi colocada na janela e ele fez um discurso agradecendo os vizinhos que por tantos anos aturaram uma zoeira dos infernos. das janelas dos prédios a rapaziada vibrava enlouquecidamente. até a polícia foi lembrada pela paciência.



Puta história maneira!

Vem cá, ninguém filmou esse momento histórico não?

Dava um tremendo videoclipe.

Na verdade, imagina se tivessem feito um setlist porrada e gravado tudo?
Imagina o CD antológico que não teria dado? E o DVD?
Ja imaginou um documentário mostrando a história do grupo, entrevistas, enquanto rolava a preparação do "show" e depois, os caras descendo a mão, aquela cumplicidade, olho no olho. A gente no sofá, se sentindo lá no quartinho com os paralamas...
Cadê a Conspiração numa hora dessas meu Deus do céu.
Me lembrou os Beatles em cima daquela marquise.
Que oportunidade perdida...

03 setembro 2003

Deep Purple no Rio



Começaram a vender os ingressos, aqui
Vamos?

De Telemar a pior...


A gracinha da Telemar resolveu me deixar sem telefone uma semana. Daí eu ligo todo dia e peço o conserto. Eles prometem para dali a 24 horas, não consertam e lá vou eu de novo perder meu tempo reagendando. Agora acho que eles se cansaram e simplesmente renovam automaticamente a previsão de conserto para dali a 24 horas. Prático né?
Perguntinha pertinente: já que fiquei 8 dias sem telefone (mais de 25% do mês), eles vão descontar isso do valor da minha assinatura?????? haaaaaaaaaaa!!!!

Os 100 +



O Ronca-Ronca avisa que a Rolling Stone publicou uma lista com os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.
Claro, furadíssima para o meu gosto.
Mas no fundo no fundo todas essas listas são pra isso mesmo. Pra gente ficar que nem bobo brigando porque o guitarrista que a gente curte está em tal posição enquanto outro, um tremendo pela-saco, está em outra, bem acima.
Bom, reduzindo a 10, fica mais fácil de listar os que considero mais importantes (não são os "melhores", nem os "mais técnicos" e nem os meus preferidos, ok?):

1 - Jimi Hendrix - ninguém encarnou como ele o ícone do "guitar hero" e levou-o às mais extremas consequências
2 - Jimi Page - depois do Hendrix, Page e o Led criaram a imagem da MEGA-banda, acima do bem e do mal, acima até do Rock n' Roll
3 - Chuck Berry - ele praticamente inventou o rock n' roll e o "duck walk" (que é bem menos importante, claro...)
4 - Richie Blackmore - ele criou o caminho que 11 em cada 10 guitarristas de metal seguiram depois. Um gênio, de péssimo "gênio"...
5 - Eric Clapton - se hoje em dia branco toca blues é por causa de Mr. Clapton. Ele manteve o blues vivo para o mainstream
6 - Stevie Ray Vaughan - foi o guitarrista mais impressionante desde Hendrix, e infelizmente morreu tão cedo quanto.
7 - Van Halen - Depois do Van Halen, ninguém mais tocou guitarra do mesmo jeito.
8 - Keith Richards - satisfaction. Só isso já vale...
9 - B.B. King - tirou o blues do guetto e levou-o para o grande público. é o REI!
10 - Kurt Cobain - Foi o "anti-guitar-hero". Ele tocava mal, muito mal, mas criou riffs inesquecíveis e mudou a maneira de se tocar guitarra nos anos 90.

E no Brasil?

02 setembro 2003

Houston we have a problem



Estamos atravessando dificuldades técnicas enquanto tento resolver o drama dos permalinks.
Desculpem pelos atropelos eventuais.....

01 setembro 2003

Maputo da Vida!!!

Tenho um amigo que está trabalhando em Maputo, capital de Moçambique.
Quem quiser conhecer o que se passa e como se vive neste distante país da África que fala a mesma língua que a gente, o blog do Marco já está no ar...
Agora com os autênticos e exclusivos Permalinks

Graças às dicas do Fabricio Zuardi, estou tentando implementar a budega dos PERMALINKS aqui no cafofo.
Vamos ver se funciona...
Obrigadaço Fabricio!!!