05 agosto 2003

Guitarra Zen
"zen guitar is nothing more than playing the song we're all born with inside -- the one that makes us human"-- Pilhip Toshio Sudo

Já vi muito jeito diferente de ensinar/aprender a tocar guitarra. Mas nunca tinha encarado a guitarra como um DO, como um caminho, uma longa estrada de aprendizado e crescimento.

Foi só depois de esbarrar neste site que caiu a ficha.

Na verdade, é tudo uma questão de perpectiva, da SUA perspectiva. Se você encara o intrumento (e o aprendizado dele) como um fim em si mesmo, é sempre muito frustrante a cada novo obstáculo.

Mas se você se dedica à guitarra como um meio de se conhecer melhor, de conhecer e superar os seus limites, de controlar e desenvolver seu corpo (dedos, voz etc) e até sua "alma" (encontrar que tipo de música te "toca") aí tudo fica muito mais rico e interessante e passar horas e horas malhando em escalas monótonas torna-se até atraente.

Outra coisa que me comoveu foi a história do criador do site (e do livro).

Philip estava trabalhando na sequencia do livro Zen Guitar quando descobriu que estava muito doente e morreu antes de terminar o livro. O guitarrista Tobias Hurwitz que tinha lido o livro e conhecera Philip através da internet estava colaborando no projeto e decidiu levar adiante o trabalho como forma de homenagear seu amigo e a filosofia "zen guitar". No site do Tobias tem bastante informação sobre seu trabalho, sobre o zen guitar e algumas lições e exercícios.

Se vc quiser ouvir o próprio Tobias falando sobre o projeto e tocando algumas músicas, vá em frente. Se gostar, continue a ouvir aqui e aqui

Se você toca, faça uma visita. Se quiser, compre o livro.

Nenhum comentário: